Mercado do arroz

09/02/2012 10:26

 

Mesmo com uma produção mundial de arroz aproximadamente 3% maior que a do ano anterior(2010), em 2011 os consumidores se dispuseram a pagar em média 10% a mais pelo produto, oque proporcionou ao mercado uma sustentação de preço, no entanto as atenções de voltam ao retorno da Índia ao mercado internacional como exportador, mantêndo a tendência baixista do último trimestre de 2011 e levando a oferta a exceder a demanda mundial neste início de 2012.

A excelente safra asiática e o aumento dos estoques diminuíram o volume de negociações internacionais, e o comercio indiano do cereal tem feito grandes produtores, como o Vietnã, perdem preço e mercado. No entanto, as condições climáticas trouxeram grandes perdas para a produção africana, a colheita do arroz foi bastante prejudicada principalmente nas áreas ocidentais. Essa vem a ser uma noticia positiva para os produtores brasileiros, que tem a África, como seu principal mercado importador.  

No Rio Griande do Sul o movimento de alta nos preços do arroz enfraqueceu na semana passada, segundo pesquisas do Cepea. De modo geral, muitas empresas já comentam que preferem aguardar para negociar apenas após o Carnaval, quando a safra nova deve iniciar com mais força. No entanto os produtores , por sua vez, mencionam que aqueles que ainda detêm arroz estocado estão aguardando um melhor momento para vender, tendo em vista a expectativa de quebras de safra em algumas regiões.

 

 

Fontes: Inter@rroz (Informativo mensal do mercado mundial de arroz) e CEPEA